Gerenciamento de Categorias Aumenta as Vendas no PDV?

Gerenciamento de Categorias Aumenta as Vendas no PDV?

O que é Gerenciamento de Categorias?

gerenciamento de categorias no PDV é uma das tarefas mais importantes dentro de uma estratégia de trade marketing de sucesso.

Acima de tudo, tratam-se de um método onde é utilizado técnicas de organização em categorias no PDV, consequentemente permite uma melhor visualização da marca e do produto, que é algo essencial para captar a atenção dos consumidores.

O método visa aumentar as vendas e a lucratividade por meio ações de exposição que agregam valor ao consumidor final. Para isso, é necessário entender quem é o cliente e o que ele deseja comprar, para que, dessa forma, seja possível organizar o PDV de acordo com suas necessidades, gerando satisfação no processo de compra.

O gerenciamento de categorias é possibilitado a partir de uma parceria entre varejista e distribuidores, para que se definam as categorias em cada PDV de acordo com critérios que potencializem as vendas e tornem melhor e mais conveniente a experiência do cliente final. Essa administração de categorias ocorre como se cada uma delas fosse uma diferente unidade estratégica de negócios.

Também podemos vê-lo como uma forma de fragmentar a compreensão da venda dos produtos de maneira mais específica, sem generalizações que podem ser prejudiciais para o entendimento dos resultados obtidos em sell out.

 

Podemos dizer, então, que o gerenciamento de categorias no PDV é um esforço conjunto entre a indústria, distribuidora e o varejo para definir categorias de acordo com o que elas atendem, e o ato de gerenciá-las procurando aumentar o lucro da operação e a comodidade dos shoppers.

O Gerenciamento de Categorias surge como uma excelente ferramenta para suprir as necessidades do cliente no ponto de venda, além de criar sinergia e experiência de compra agradável, em outras palavras, que motive o cliente a comprar mais.

A Total tem uma Equipe Especializada em Gerenciamento de Categorias

O Grupo Total sempre atento ao mercado, e pensando no desenvolvimentos dos nossos clientes, a cerca de 2 anos vem se destacando e oferecendo ao mercado um serviço diferenciado: a EQUIPE DE LAYOUT DO GRUPO TOTAL, um time de especialistas em Gerenciamento de Categoria, levando para os PDV’s uma experiência cada vez melhor para o shopper, o aumento das vendas e da lucratividade dos nossos clientes. A Total acredita que quando existe um sell out bem feito, o sell in acontece automaticamente.

#FicaaDica – Indicamos para você os conteúdos do Rubens Sant’Anna, ele é professor, escritor, palestrante e consultor; e referência nacional em Trade Marketing. Assistir ao Vídeo no YouTube.