Por que Realizar uma Convenção de Vendas?

Por que Realizar uma Convenção de Vendas?

Porque fazer uma Convenção de Vendas para sua equipe?

Convenção de Vendas é uma oportunidade para alinhar resultados e estabelecer metas de forma leve e descontraída.

Quer dicas de como Realizar uma Convenção de Vendas? Veja aqui nesse artigo, algumas dicas de como fazer uma Convenção de Vendas de sucesso para seu time. A convenção de vendas que o Grupo Total realiza anualmente (Veja o vídeo no YouTube), reúne toda equipe comercial da empresa, de 5 estados diferentes, entre Consultores do Canal Farma, Canal Alimentar, Equipes Especializadas, Promotores, Coordenadores, Supervisores, Gerentes, Administração de Vendas e Setor de Compras.  A convenção é o momento ideal para passar diversas informações ao time e, exatamente por isso, funciona como ferramenta estratégica para impulsionar os negócios.

Em primeiro lugar, um dos principais objetivos de uma convenção de vendas é analisar os resultados obtidos no período anterior, planejar os próximos passos e engajar o time na realização das estratégias para a superação das metas. Da mesma forma, existe uma ideia por trás de se montar uma Convenção de Vendas, que consiste em passar todas essas informações de forma mais dinâmica e receptiva, além de permitir a socialização da equipe fora do ambiente de trabalho.

Com uma duração média de 2 ou 3 dias, a convenção de vendas é utilizada para gerar foco, propor desafios, provocar mudanças de postura, compartilhar informações, capacitar e corrigir falhas. Resumindo, é uma excelente oportunidade para a empresa se comunicar com o funcionário de forma leve e aparar arestas para um novo ciclo que se inicia.

Caso você queria realizar uma Convenção de Vendas para o Time de Vendas da sua Farmácia ou Supermercado, segue aqui 7 dicas preciosas da Total para realizar um evento de sucesso:

  1. Faça um planejamento bem antecipado, tenha em mente o seu orçamento e as estratégias que vai usar.
  2. No momento de organizar a convenção, é importante saber qual será a temática abordada no evento, assim como a linguagem de comunicação que será desenvolvida com os participantes.
  3. Procure palestrantes que tenham um posicionamento alinhado com o pensamento da sua empresa. Faça reuniões de briefing com o palestrante para alinhar os pontos importantes.
  4. Pense que você vai precisar da ajuda de outras empresas e pessoas, então se possível, procure um produtor de eventos para lhe ajudar com pormenores, como: Estrutura do evento, comunicação visual, som, iluminação, decoração e etc. E, além disso, contrate uma equipe de fotos e filmagem, tenha material de qualidade para divulgar com orgulho o evento que você realizou.
  5. Seja Criativo e Humanize seu Evento. Você, melhor do que ninguém, entende o que sua equipe gosta, então na convenção, elabore momentos de “mimo” para seus colaboradores, exemplo: Deixe um kit de brindes no quarto do hotel para eles, faça uma festa personalizada ao fim do evento com o estilo musical da preferência deles.
  6. Use de ferramentas para incentivá-los a postarem nas redes socais que estão participando da convenção da sua empresa, isso gera engajamento, eles passam a se sentirem parte do Evento.
  7. Elabore, se possível, uma gincana antes do evento, isso vai gerar expectativas positivas na equipe. Elabore dinâmicas, oficinas de vendas, momentos de testemunhos, cases de sucesso, faça a premiação dos Melhores do Ano na sua Convenção, gere nos seus colaboradores o sentimento de Valorização Pessoal, faça com que eles se sintam mais especiais que eles já são.

foto dos colaboradores da convenção 2019 numa festa na praia

Além de assuntos de trabalho, uma convenção de vendas costuma separar um tempo em seu cronograma para momentos de lazer, integração e celebração entre os profissionais. Por exemplo, Festas Exclusivas, Happy Hours, Churrascos e Coffee breaks possuem quase a mesma importância que palestras e apresentações. São nesses momentos em que o clima fica mais descontraído e é possível a troca de conhecimento entre diferentes setores e equipes de forma espontânea.

A convenção de vendas é um ótimo momento para estimular os profissionais a fim de tornar a equipe e os parceiros cada vez mais eficientes. Além, claro, de gerar um sentimento de pertencimento à empresa como um todo, gerando motivação e orgulho.