Total Distribuidora quer 80% dos PDVs do Nordeste

Total Distribuidora quer 80% dos PDVs do Nordeste

Com 22 anos de atuação, a atacadista oriunda do Ceará já ficou bandeira em quatro estados da região nos últimos cinco anos – Bahia, Maranhão, Pernambuco e Piauí. Apesar dos planos ambiciosos, o sócio-administrador Francisco das Chagas Almeida Gomes enxerga os próximos meses com um misto de otimismo e cautela, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

“Este ano será muito desafiador, em meio a eleições, inflação, disparada dos juros e, principalmente, por um alto índice de ruptura por parte da indústria”, pondera.

CDs descentralizados para diluir riscos

A decisão de abrir complexos em cada praça, apesar de exigir um elevado investimento inicial, reduz em médio prazo os deslocamentos da frota e descentraliza o controle do fluxo de vendas. A diversificação do mix também auxilia na diluição de riscos.

A empresa atende 14 mil CNPJs, com um portfólio que engloba medicamentos de marca, prescrição, genéricos e similares, além de produtos de higiene e beleza, que já representam 40% do volume de negócios. “Temos prospectado novos fornecedores a fim de trabalharmos com uma quantidade de itens bem robusta. Estamos realizando esse trabalho com mais ênfase nas regiões cujas operações tiveram início durante a pandemia, como Bahia e Pernambuco”, ressalta.

Rodadas de negócios como estratégia

A distribuidora aposta em um farto calendário de rodadas de negócios com o varejo farmacêutico. A primeira ocorreu agora em março e para este ano estão previstas mais cinco. No segundo semestre também será realizado o Conexão Total, evento que reúne cerca de 600 das principais farmácias dos cinco estados onde a distribuidora atua.

Para agilizar o trabalho com os clientes a empresa conta com e-commerce, aplicativo de vendas, sistema de pedido eletrônico e televendas, além de uma equipe de força de vendas composta por 450 profissionais.

Marca própria

A Total Distribuidora conta com 60 promotores trabalhando somente na divulgação da TotalVita, linha de marca própria da companhia. Composta por 25 SKUs, a meta para esse ano é abrir outras frentes de atuação com o lançamento de novos produtos. “Um deles é a linha infantil Baby Dinno, que será composta por xampu, colônia, óleo, talco, pomadas e lenços descartáveis”, finaliza.

Total Distribuidora quer 80% dos PDVs do NordesteTOTAL DISTRIBUIDORA

Fundação: 2000
Colaboradores: 760
Centros de distribuição: Ceará, Piauí, Maranhão, Bahia e Pernambuco
Farmácias atendidas: 14 mil

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico